Edição n.º 17

<i>Caderno Vermelho</i> está em distribuição

O Caderno Vermelho n.º 17 foi lançado na Festa do Avante!. Passado o período em que as atenções estiveram voltadas fundamentalmente para os combates eleitorais, chamamos agora a atenção para o importante conteúdo desta publicação do Sector Intelectual da Organização Regional de Lisboa do PCP, dal qual destacamos alguns temas.
Em primeiro lugar, a evocação de Soeiro Pereira Gomes no ano do centenário do seu nascimento, com textos de Urbano Tavares Rodrigues e Manuel Gusmão e com a publicação de Refúgio Perdido, sendo o texto acompanhado de uma banda desenhada de Eduardo Neves. Também a recordação, nos vinte anos da sua morte, da admirável figura de João de Freitas Branco, um dos mais expressivos exemplos de homem culto tal como Bento Caraça o definiu.
No ano do duplo centenário do nascimento de Darwin, surge também uma reflexão acerca da relação entre darwinismo e marxismo, num texto de André Levy.
É também feita uma abordagem de duas importantes etapas da longa e exaltante história do movimento operário internacional – os 120 da II Internacional e os 90 anos do Comintern. O texto fica a cargo de João Arsénio Nunes. Faz-se ainda um alerta para as ameaças do presente, no contexto da profunda crise do capitalismo e do recrudescimento da ambição imperialista, nos 60 anos da NATO, em textos de Sérgio Ribeiro e Rui Namorado Rosa.
Numa altura em que se prepara a apresentação de um novo Governo, é importante não esquecer o pesado balanço das políticas do Governo do PS nas áreas de actividade de trabalhadores intelectuais, bem como a grandiosa resistência que suscitaram. Publica-se ainda um texto de Vasco Cardoso, membro da Comissão Política, sobre a questão – central – da alternativa política e da prolongada luta pela sua concretização.


Mais artigos de: PCP

Mais sacrifícios para os mesmos

Como se não bastasse o aumento de 5 por cento no preço da electricidade verificado este ano, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos veio propor um novo aumento de 2,9 por cento para 2010.

Compromisso com o povo

À saída da reunião que manteve com o primeiro-ministro indigitado José Sócrates, Jerónimo de Sousa reafirmou à imprensa a indisponibilidade do PCP para estabelecer acordos ou coligações com o PS. Para os comunistas, «mais do que a questão da estabilidade governativa, nós consideramos que é importante a estabilidade...

PCP quer respostas

A administração da Qimonda está a apostar «no cansaço dos trabalhadores, insistindo no lay-off para forçar as rescisões de mútuo acordo e procurar fugir ao despedimento declarado», acusa a Organização dos Sectores Profissionais e Grandes Empresas da Direcção da Organização Regional do Porto do PCP. Aliás, o recurso ao...

Uma grande força no poder local

As organizações do Partido aos mais variados níveis estão a analisar os resultados das eleições autárquicas de 11 de Outubro, ao mesmo tempo que traçam objectivos para o futuro.

Eleitos para servir o povo

No Algarve, o resultado das eleições autárquicas de dia 11 confirmou a CDU como uma «força que conta», não obstante o seu «carácter insatisfatório tendo presente os objectivos definidos». Esta é a opinião da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP, que reuniu no dia 14.Os comunistas algarvios realçam o quadro...

Embaixador de Cuba

O PCP recebeu, anteontem o novo embaixador de Cuba em Portugal, Eduardo Carlos González Lerner. A delegação do PCP era composta pelo Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, e por Manuela Bernardino, do Secretariado e responsável pela Secção Internacional.

Contem com a CDU!

A CDU continuará a bater-se «por uma mudança de políticas, que vá ao encontro dos interesses dos cidadãos que vivem e trabalham» em Lisboa, e «manterá todos os seus compromissos», afirma a Direcção da Organização do PCP na cidade.

Campanha de assinaturas<br>de <i>O Militante</i>

Uma assinatura anual de O Militante será oferecida a quem adquirir o filme Outubro: Os Dez Dias que Abalaram o Mundo, que será distribuído, em DVD, com o Avante! de 5 de Novembro, assinalando a passagem de mais um aniversário da revolução de Outubro.Esta iniciativa da Editorial «Avante!» faz parte de uma campanha de...

<i>Engrenagem</i><br>com esta edição

Com este número do Avante! é distribuída Engrenagem, a terceira das «obras completas» de Soeiro Pereira Gomes, numa edição comemorativa do centenário do nascimento do escritor e dirigente comunista. O livro é vendido ao preço de 5,50 euros.